Em destaque parte do texto públicado na internet
Governo federal sanciona lei que obriga o ensino de música nas escolas do país
Agora é lei. Todas as escolas públicas e particulares do país deverão oferecer aulas de música a seus alunos. O projeto de lei que prevê a obrigatoriedade foi sancionado pelo presidente da república em exercício, José Alencar, na última sexta-feira e publicado nesta terça no Diário Oficial da União. O projeto foi sancionado com veto ao artigo que prevê a qualificação específica dos professores. O documento diz que "esta exigência vai além da definição de uma diretriz curricular e estabelece, sem precedentes, uma formação específica para a transferência de um conteúdo." Os sistemas de ensino terão três anos letivos para se adaptar às exigências estabelecidas na nova lei.
Música na escola: ferramenta pedagógica, desafio, ou mais uma camuflagem dos problemas existentes na educação brasileira?
Como se não bastassem os problemas que vem passando a educação brasileira, os desafios e problemas que os professores tem que enfrentar com a indisciplina, a falta de auxilio da família na educação de nossos jovens, os salários baixos dos profissionais da educação entre outros, professores apartir de 2012 (já que esta finalizando o ano letivo de 2011e isso não aconteceu pelo menos por aqui) deverão ter uma preocupação a mais pois estarão sujeitos a ministrar aulas de música já que tornou-se obrigatoriedades nas escolas intercalar musica nas disciplina de artes na Educação Básica, diante das exigências da lei 11.769 sancionada pelo então presidente José de Alencar em 18 de agosto de 2008 com três anos limites para as escolas seja elas públicas ou privadas obrigatoriamente adequar a seu curriculo a música ou se preferirem deverão se reciclar e aplicar a tão falada e pouco aplicada tal de interdisciplinalidade, afinal de contas, esse é o papel do educador do milênio diria os estudiosos de plantão.
Não se pode negar que essa é uma idéia mais do que interessante só que se esqueceram de uma peça imprescendivel na educação o professor, equeceram-se que para se introduzir música no curriculo escolar é preciso estruturar um local, da suporte tecnico ou por acaso pensam que alunos vão ficar 50 minutos ou uma hora batendo na palma da mão e sambando dentro de uma sala de aula, esqueceram ainda ou não quiseram lembrar que se leva tempo para adequar_se e que esse deve ser um processo lento pois não é facil quebrar paradimas,mais acima de tudo esqueceram que para nossa educação não nalfragar em mais uma dessas tentativas desfreadas de melhorar a educação é preciso antes de tudo preparar o profissional para não sair jogando qualquer um para ministrar aulas de música e corrermos o risco de fracassar na educação de nossos alunos.Portanto, as escolas deverão estarem atentas para mais esse processo e não fracassarem na educação de seus educandos.
Por Marcos André